Olá, olá!
Antes de mais tenho a dizer-te que estou a preparar uma super, hiper, mega surpresa para ti! Sim, para ti! Como tal não podes perder nenhum dos próximos posts e já agora segue-me em todas as redes sociais! Vai ser brutal…
Tenho falado muitas vezes de PNL e Comunicação de forma particular. Hoje vou falar sobre todos os tipos de comunicação PNL. Parece-te bem?
A PNL, como já te disse, oferece consciência de que a realidade de uns pode não ser a de outros e que cada um vê as coisas à sua maneira, muito pessoal e intransmissível. Esta consciência melhora a empatia entre todas as partes e oferece sensações e emoções mais amistosas;
A PNL substitui crenças limitadoras por crenças potenciadoras e isso aumenta o nosso desempenho;
A PNL ensina técnicas (verbais e não verbais) que podem ser usadas quando as nossas emoções nos tentam derrubar.
Com a PNL nós podemos mudar a nossa forma de pensar, de sentir e de experienciar as coisas e portanto vamos receber como resposta… vamos ter resultados diferentes
Quando transmitimos uma informação estamos a usar os nossos sistemas de representação preferidos. Uma vez que os nossos interlocutores têm os seus favoritos, muitas vezes a informação passada é captada de uma forma muito diferente da pretendida.
Ter consciência destas diferenças é o ponto de partida para que todas as pessoas possam estar mais atentas à forma como comunicam e isso reflete-se na tolerância para com o outro, contribuindo, obviamente, para uma melhor gestão das emoções.
Esta aprendizagem ainda nos presenteia com outra ferramenta: A capacidade de identificar e destruir crenças limitadoras.
Comunicação Verbal
A forma como comunicamos influencia toda a nossa relação com os outros. Falamos como pensamos. O modo como pensamos é resultado dos nossos estados emocionais e quando o verbalizamos, estes acentuam-se dramaticamente.
No tópico das crenças limitadoras, iremos entender o poder das palavras: tanto para nos elevarmos como para nos menorizarmos. Adiante…
Comunicação Não verbal
Quando nos comunicamos, apenas 7% do que transmitimos é através das palavras. Comunicar é um conjunto de símbolos que ultrapassam em muito as palavras e a composição das frases.
Comunicamos também através de expressões corporais, de gestos, tons de voz, postura corporal, micro expressões. Até o nosso estilo tem uma mensagem a passar.
É este conjunto de elementos que completam os 100% da comunicação, o que quer dizer que 93% do que dizemos, não o fazemos com palavras.
No entanto, quando falamos de PNL não falamos só de programar o nosso cérebro para dizer palavras positivas.
A PNL ajuda a decifrar o que “não bate certo”!
E o que não bate certo aqui? Nada! Aqui está tudo certo! Incluindo o segredo que tenho para te contar em breve! Curios@? Não tanto quanto eu estou animada!
Beijinhos!