Olá, olá! 😉
Como foi a vossa entrada em 2022? Com um sorriso no rosto? Assim espero, apesar de lamentar muito que, nos dias que correm, estejamos tão limitados para ver expressões, com a obrigatoriedade do uso de máscara, que o Covid nos impôs. É, mesmo, uma pena!
Perderam-se sorrisos, perderam-se abraços, perdeu-se conexão humana e com isso todo o nosso poder de comunicação ficou bastante limitado.
Eu não sei se tu sabes que quando nos comunicamos, apenas 7% do que transmitimos é através das palavras. Comunicar é um conjunto de símbolos que ultrapassam em muito as palavras e a composição das frases. Comunicamos também através de expressões corporais, de gestos, tons de voz, postura corporal, micro expressões. Até o nosso estilo tem uma mensagem a passar. É este conjunto de elementos que completam os 100% da comunicação, o que quer dizer que 93% do que dizemos, não o fazemos com palavras.
Quando falamos de PNL não falamos só de programar o nosso cérebro para dizer palavras positivas. A PNL decifra um vasto cosmos de sinais comunicacionais e saber desvendar o outro é um bom começo para tudo. Um dos meus passatempos preferidos é sentar-me nas esplanadas e observar o comportamento alheio. É tão fácil perceber algumas incongruências em casais, por exemplo. Quem os vejo a conversar sobre alguma coisa, tudo parece tão bonito, mas quando sabemos o valor que tem a forma como colocamos as pernas, pode mudar completamente o cenário! E a verdade é que é a postura das pernas que fala a verdade uma vez que a linguagem não verbal provém do inconsciente de quem comunica. É algo muito difícil de controlar (mas não é impossível) e também é processada pelos receptores da mensagem. É por isso que muitas vezes pensamos: “é uma pessoa simpática mas há algo que não bate certo”!
A PNL ajuda-te a decifrar o que “não bate certo”! Aprender sobre PNL vai-te ajudar a perceber porque não acreditas no que algumas pessoas te dizem e vão-te alertar para outro tipo de coisas como o carácter e a personalidade de quem te rodeia. Haverá alguma coisa mais valiosa que isso? Não! A partir daqui consegues separar quem te convém de quem te faz mal. Isso não tem preço pois ajuda-te a evitar problemas de maior.
Hoje deixo-te algumas dicas muito interessantes para que possas observar os que te rodeiam. Prepara-te a tua vida vai mudar neste momento!
- Sorrir: quando sorrimos com franqueza todo o nosso rosto se ilumina. Fisicamente grande parte dos músculos do rosto se movem. Quando alguém sorri e não se nota qualquer alteração nas bochechas, no nariz e nos olhos, é sinal de que estamos perante um sorriso amarelo. Um sorriso amarelo pode significar apenas cordialidade e também desinteresse. Quando, por outro lado, uma pessoa sorri só para um lado (um sorriso assimétrico) isso é sinónimo de desprezo, superioridade ou ausência de consideração. O melhor sorriso é aquele que nos faz ganhar pés de galinha nos olhos! Sorrisos sinceros franzem os olhos!
- Pernas e braços cruzados: Quando uma pessoa está com as pernas e/ou braços cruzados diante de nós, em conversa, por mais honesta que ela seja, ela revela que está a criar um certo distanciamento. Muitas vezes é sinónimo de que a pessoa ou não nos está a ouvir (escuta ativa) ou não concorda com aquilo que lhes estamos a transmitir.
- Espelho: Quando uma pessoa começa a ser o teu espelho, imitando os teus gestos, é sinal que ela está de acordo contigo e que se tornou teu fã!
- Corpo demasiado ereto: Quando alguém nos aborda, demasiado eretos, com o queixo elevado e ombros para trás, tentando olhar para nós, de cima para baixo, isso revela uma postura de poder. Podes experimentar mandar os teus filhos lavarem os dentes, usando esta expressão corporal. Confia que dá certo!
- Corpo contraído: Ombros contraídos e voltados para a frente, testa franzida, mão fechadas, são sinais de grande stress emocional. Se tiveres que abordar alguém com um assunto importante e a pessoa tiver essa postura, por favor, escolhe outro momento… Talvez a pessoa não esteja confortável para te ouvir e podes estar a contribuir para que o mal estar dela se agrave.
Ficaste com curiosidade sobre este tema? Deixa as tuas questões nos comentários. Tenho todo o gosto em responder a cada uma das tuas curiosidade!
Até breve! Um abraço e um sorriso… daqueles que me envelhecem dez anos.