Se me segues nas redes sociais e estás inscrito no meu canal de youtube, garantidamente, já ouviste muitas vezes a palavra “rapport”. Hoje estou aqui para te falar sobre esta arma poderosa que te pode ajudar nos mais variados contextos da tua vida.
Comecemos pelo princípio:
Rapport é um termo francófono que significa “rebuscar”, “trazer de volta” ou “criar ligação”. Este conceito surge como ferramenta da psicologia e é muito usado para que sejam criadas ligações empáticas entre as pessoas e se quebrem resistências ao se comunicar com o outro.
Para nós, comuns mortais, Rapport pode traduzir-se como empatia, sintonia, conexão. É a forma mais rápido de criar uma relação de confiança, num curto espaço de tempo. Assim sendo, é a condição sine qua non para comunicar com sucesso.
Quando aprendes sobre esta técnica, estás a adquirir um método para criares relações de harmonia em todos os contextos da tua vida.
Na PNL:
O Rapport é também estudado pela Programação Neurolinguística e é muitas vezes utilizado com líderes e outros indivíduos com missões árduas no mundo dos negócios, como por exemplo, um diretor de um departamento de vendas.
Conheces algum chefe de vendas que tenha sucesso quando a equipa dele não confia no seu líder, não acredita no produto e tem quezílias com membros do seu grupo? Pois… Acho que nenhum de nós conhece. É aqui o Rapport se torna, mais uma vez, indispensável.
Porque é que o Rapport é imprescindível?
Os benefícios daqueles que usam esta técnica são muitos e transversais. Deixo-te aqui alguns exemplos:
O Rapport pode melhorar substancialmente um relacionamento, independentemente de ser profissional, pessoal ou social, porque temos a tendência em confiar em pessoas parecidas connosco. Com o Rapport é muito mais fácil persuadir uma pessoa.
O Rapport ajuda-nos a deixar os outros à vontade para explicarem as suas necessidades, motivações e pensamentos. Com isto, para nós, conhecedores da técnica, é muito mais fácil conduzir o nosso interlocutor para o caminho mais adequado.
Se ainda estás a ler este texto, neste momento deves estar a pensar:
Mas, afinal de contas quais são as técnicas do Rapport?
São técnicas que criam sinergia entre as pessoas. Ajudam a convencer e persuadir o próximo. Estas técnicas otimizam a convivência, impressionam superiores e conquistam liderados. Como? Através de alguns pilares.
Pilares das técnicas de Rapport.
1.Contacto Visual
Devemos olhar sempre as pessoas nos olhos. Obviamente que não devemos fixá-las ininterruptamente, mas olhar nos olhos do nosso interlocutor dá-lhe a noção de que estamos atentos e interessados.
2. Expressões Faciais
É fundamental que as nossas expressões sejam positivas, serenas e tranquilas. Já reparaste que quem segura a bochecha com a mão fica com um ar de quem está enfadado?
3. Postura Corporal
Uma boa postura corporal é aquela em que estamos direitos e “abertos” ao outro. Quando estamos com os ombros curvados parecemos deprimidos ou, noutro caso, quando cruzamos os braços, mostramos resistência ao próximo.
4. Equilíbrio emocional
Quando estamos demasiado ansiosos os outros percebem-no pelas nossas palavras, pelo nosso olhar alheado e por posturas inquietas.
5. Tom de Voz
Um tom de voz mais afável acolhe. Um tom de voz mais agressivo e prepotente, afugenta.
6. Cadência da voz
A cadência dá cor à nossa mensagem. Se estivermos sempre eufóricos, enervamos as pessoas e, pelo contrário, se somos monocórdicos, acabamos por embalá-los no sono.
7. A linguagem verbal
Usar palavras positivas dão confiança às pessoas, elevam a autoestima e motiva-as.
Vejo-te nas minhas redes sociais! 😉