Todos os anos, em Setembro, se ouve falar de depressão pós-férias. É muito comum ouvirmos algum colega a queixar-se de insónias, desânimo ou até medo de voltar ao trabalho, o que é certo é que esta situação causa constrangimentos na produtividade de uma equipa inteira!
Na qualidade de líderes temos a obrigação de combater este contratempo e motivar o nosso grupo. “E como?” perguntas tu e bem! Não é fácil mas também não é impossível.
Hoje deixo-te aqui algumas dicas de comunicação assertiva:
Evita reuniões no primeiro dia de trabalho – Geralmente as pessoas vêm eufóricas das suas férias e com necessidade de partilhar as aventuras experienciadas no seu período de descanso e lazer, por isso, deixa que a tua equipa chegue, mate saudades e troque novidades entre si, sem pressão. Esta dica é importantíssima para cultivares a autoestima e segurança das pessoas;
Transmite a ideia de que as atividades são fáceis de executar – Muitas vezes chegamos cheios de ideias e projetos para mais um ano de trabalho, porém, cometemos o erro de impor muitas atividades ao mesmo tempo e, nem sempre, usamos as palavras mais positivas: “isso é para ontem”, “o cliente já está à espera há quase um mês”, entre outras expressões intimidantes. Faz ao contrário: “Vamos já resolver a situação do cliente! Isto é fácil e fica já tratado!” ;
Mostra ao outro que confias nele – O facto de alguém estar eufórico na chegada das férias faz com que, muitas vezes, acabe por cometer erros básicos que podem atrapalhar um dia inteiro de trabalho. Ao invés de falares do erro que se cometeu de forma depreciativa, motiva! “Relaxa! Tu vais conseguir resolver isto! Eu sei que tu és capaz!”
Emana calma e serenidade – Chegar ao nosso posto de trabalho, às oito da manhã, cheio de energia e desenvoltura não é assim tão positivo! Quem está à tua volta pode ficar stressado com tanta velocidade e intensidade na forma como te sentas, como levas o café para a secretária. Faz ao contrário: respira fundo antes de saíres do carro, entra tranquilamente no escritório e saúda todos, de forma amistosa e serena. É meio caminho andado para pores “ordem na casa” sem precisar de falar muito!
Faltou-me alguma dica? Aproveita este espaço para partilhares comigo mais sugestões ou conta-me uma situação que me sirva de exemplo!
Gostaste do tema? Partilha-o com todos os teus amigos! Até breve!