BLOG

Acaba com a ansiedade de uma vez por todas!

Olá, olá! Como estás? Ansioso por um novo texto? Nesse caso é uma ansiedade saudável, mas se, ao invés disso, estiveres ansioso há várias semanas com tudo e mais alguma coisa, isso já se torna um problema!

A ansiedade, até um certo ponto, é uma emoção normal, que se caracteriza por alguns sintomas que refletem tensão nervosa, preocupações excessivas, insegurança, etc.

Em termos físicos há um aumento da frequência cardíaca, tonturas, boca seca, sudorese, etc. Algumas pessoas têm também tensão muscular, bruxismo ou/e tique nervosos.

Quando é que sentimos ansiedade, na maioria das vezes? Em diversas situações, tais como falar em público, ter de fazer uma apresentação de um trabalho ou falar com uma equipa, quando vamos fazer exames médicos ou quando vamos a uma entrevista de emprego.

Quando é excessivamente forte ela pode desencadear ataques de pânico.

Mas não foquemos os problemas e sim a solução, ok?

A PNL fornece estratégias fantásticas que te ajudam a superar a ansiedade e a transformar o teu padrão de pensamento, cujo é responsável pelo surgimento da angústia e as fobias, por exemplo.

A primeira coisa que tens que fazer é encontrares os gatilhos que despoletam a tua ansiedade. Os gatilhos podem ser muitos e diversificados: pode ser por exemplo um som, uma frase, uma pessoa, uma situação. O importante é apontares os detalhes que envolvem as tuas crises de ansiedade num diário, de maneira a identificares padrões;

A segunda dica é vigiares a tua imaginação. Nem sempre “inventamos” coisas bonitas. Saber se a tua imaginação é positiva ou negativa é um bom começo para começares a colocar um travão em pensamentos negativos, que não passam disso mesmo: pensamentos. Podemos educar o cérebro a evitar estar constantemente a pensar no passado, a projetar um futuro que só acontece na nossa cabeça ou a inventar conversas que deveríamos ter tido e não tivemos. Tudo isto é uma perda de tempo, de foco e de energia.

A terceira e última dica é fantasiar positivamente. Em vez de perderes horas a pensar em tudo aquilo que podias ter dito ao vizinho do primeiro, na reunião de condomínio, concentra-te em imaginares-te em lugares felizes, sentindo emoções boas. Este exercício, como já venho dizendo aqui, várias vezes, é poderosíssimo.

Usa e abusa da PNL. A PNL é a ferramenta que ensina o teu cérebro a trabalhar a teu favor.

Até para a semana e… não te enerves!

Gostas deste conteúdo? Partilha com outras pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias:

Sê o primeiro a receber as dicas por e-mail e todas as informações que tenho para ti.