A motivação é a disponibilidade mental de perseverança e resiliência para atingir objetivos como progressão na carreira, conquista de um bem material, obter um diploma ou simplesmente ser feliz!
Olá a todos! Como estão? À sexta feira nem sempre estamos bem, não é?
Nem sempre estamos dispostos e comprometidos com os nossos propósitos. Nem sempre temos bem definidos os nossos objetivos e isso também colabora para que não tenhamos motivação.
A capacidade de estarmos motivados ou não está relacionada com o atendimento das necessidades básicas do ser humano.
É importante que tenhamos uma boa higiene do sono, que nos alimentamos bem, que tenhamos boas condições físicas e que o meio que nos envolve seja minimamente agradável para que possamos alimentar este motor que nos move para o cumprimento dos nossos intentos.
Hoje deixo-te aqui 5 métodos brutais que podes usar para te sentires mais motivado:
- Faz o que te faz bem
Escolhe a tua carreira ideal ou muda de carreira se não estiveres feliz. O mesmo se aplica ao local onde moras, as pessoas com quem vives, os amigos que tens, os locais que costumas frequentar, os desportos que praticas. Não te fazem feliz? Muda!
O que custa é dar o primeiro passo. Depois a motivação redobra!
- Tem objetivos claros
Nascemos para evoluir. É fundamental que tenhas os teus propósito de evolução, bem definidos. Se não sabes o que queres não sabes para onde há-des ir.
Qual é o teu propósito quando te levantas de manhã? É isso que te move? És feliz? O que te faria feliz? O que precisas para ser feliz? O que podes fazer em função daquilo que pretendes? A que te propões? Qual o melhor caminho?
Estas questões aplicam-se a todos os campos da tua vida. Senta-te a uma mesa, pega num papel e por tópicos (família, amigos, dieta, trabalho, viagens, lazer, desportos, etc.) esclarece o que queres para a tua vida.
- Vive o AGORA
A ansiedade é a pior inimiga da motivação. Anda de mãos dadas com a procrastinação. Viver ansioso é estar sempre a fazer filmes sobre o que está para vir e filmes que não aconteceram como tu querias que tivessem acontecido.
Caríssim@, mete isto na tua cabeça: o passado ninguém muda e o futuro não depende só de ti.
- Cobra-te menos
Muitas vezes acabamos por não fazer nada porque queremos ser perfeitos. Não é preciso sermos perfeitos naquilo que fazemos, é preciso FAZER, refazer, melhorar. Mas fazer!
Todos erramos, sabes? Perdoa-te, livra-te de culpas desnecessárias e mima-te mais. Andamos todos com a palavra “empatia” na ponta da língua mas esquecemo-nos de ter essa mesma empatia conosco próprios. Sê generoso e tem compaixão por ti própri@.
- Transforma as dificuldades em forças
Já ouviste dizer que “nada se consegue sem esforços?” Pronto. Isto quer dizer que quando nos esforçamos, conseguimos.
Basicamente só tens de te programar para trocares o “mas” pelo “se”: Ao invés de pensares “Ah… Mas vai custar bastante…”, pensa: “Se está a ser duro é porque estou no caminho certo!”
Ficaste esclarecid@? É simples! Mas tens de pensar isto sempre! Tens de exercitar estas dicas todos os dias.
A propósito: como está a tua motivação para aquele evento que eu vou fazer em maio e que ainda não te contei? Sê resiliente!
Até para a semana!