TESTEMUNHOS

Antes do Refina-te, desejava entender porque tinha certos comportamentos e como poderia mudar para ter uma melhor relação comigo mesma e com os outros. Sem dúvida que o Refina-te mudou a minha vida para melhor, fornecendo-me ferramentas para me entender melhor e aos outros. Aprendi muito com este curso e levo memórias muito positivas. Se estás a pensar fazer o Refina-te apenas te posso dizer "Força nisso !" e desejar que seja tão positivo para ti como foi para mim.
Helena Marinho
O Refina-te foi uma viagem transformadora, que contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Hoje a minha convicção é que por mais dolorosa que seja as dificuldades que enfrentamos na nossa vida, desistir nunca é a melhor opção. Persistência, determinação e resiliência são as palavras de ordem. No Refina-te encontramos as melhores orientações e estratégias para melhor enfrentar e superar os nossos desafios, nomeadamente em Liderança, Comunicação e Motivação. Conhecimentos de excelência, recursos e estratégias valiosas estão garantidos. Uma comunidade fantástica, onde criamos um grupo de apoio fundamental e que nos permite uma evolução notável. É extraordinário o poder do Refina-te, onde em cinco semanas alcançamos resultados de sucesso no imediato e conhecimentos que levamos para a vida toda. Terminada a viagem e numa palavra, o Refina-te é: BRUTAL. Para quem pretende alcançar resultados de sucesso e melhorar significativamente a Liderança, Comunicação e Motivação, recomendo vivamente a GRANDE Patrícia Romão e o seu fabuloso Refina-te. Seguimos juntos!
Rosa Helena Furtado Pereira
Iniciei o programa Refina-te para melhorar a minha comunicação, porque me senti sempre insegura na minha forma de comunicar. Talvez a grande descoberta tenha sido que não tenho grandes questões na forma como comunico apenas falta de confiança, que na realidade sempre tive e que tenho de trabalhar todos os dias. O programa Refina-te, a Patrícia, levou-me a reflexões profundas, que me permitiram entender como esta falta de confiança se apoderou de mim, ensinou-me uma série de técnicas de comunicação, de motivação, deu nome a comportamentos que eu já tinha e não sabia como o rapport. Essencial neste processo todo o peergroup, que fica no coração e memória, que fez partilhas profundas e impactantes, com grande generosidade e verdade. Uma equipa que com a sinergia que se estabeleceu, permitiu que cada um individualmente crescesse, transformasse, refinasse.
Isabel Duarte Filipe
Quando iniciei o refina-te foi porque todas as pessoas há minha volta diziam que sentiam que eu era bruta, insensível e intimidante a comunicar. Honestamente nunca achei que fosse um problema, pois para mim apenas sou assertiva e frontal. Assim mesmo resolvi que deveria ouvir a opinião das pessoas em geral sobre mim e devia de alterar algo. Tinha também decidido que queria passar para a minha filha uma comunicação positiva e que não existissem palavras como bruta, insensível, etc na minha esfera familiar. Foi quando tropecei no Refina-te e não podia deixar escapar esta oportunidade de TENTAR. Tinha todo um mundo de certezas que acabaram por ser desconstruídas e isso trouxe-me tranquilidade, de perceber que muitas vezes não é sobre mim mas sobre os outros e vice-versa. Perceber que as crenças que me passaram em criança são altamente limitadoras. Há muito tempo que me sentia perdida, dava todos os dias 100% mas não me sentia realizada, faltava algo, mas o quê????? Eu não conseguia entender…. Foi quando percebi logo no primeiro módulo que faltava-me confiança, faltava-me olhar para mim. E este momento foi libertador, aos poucos tenho mesmo me encontrado, tenho feito mudanças na minha vida mesmo que pequenas para alguns para mim são gigantes. A matriz da minha identidade também foi tão importante pra mim, visualizar em papel é totalmente diferente do que apenas pensar. Ah e o Feedback algo que valorizo tanto para os outros, agora posso dizer que quero feedback também para mim. Bolas também mereço HAHAHA . Nisto entramos num mundo chamado RAPPORT, e que MUNDO. “Tratar os outros da forma como os outros gostam de ser tratados” Afinal andava eu a esforçar-me e a tetnar tudo para os tratar da melhor forma e afinal só precisava de perceber como gostariam de ser tratados. Conhecer um pouco melhor as pessoas que se encontram á minha volta foi espetacular, e mega útil.
Inês Romão
Antes do programa Refina-te, tinha muita dificuldade em gerir conflitos, era mais reativa e confrontava o outro com a minha posição/opinião. Este meu comportamento afetava a minha vida pessoal, os meus relacionamentos com a família e amigos e também, a coesão e as relações profissionais com a minha equipa.
Antes de me “refinar”, eu sentia-me apenas a “mãe de….”, “esposa de…..”, “filha de….”. Sentia que não tinha uma identidade própria. Não valorizava quem eu sou na realidade, nem os meus interesses. Colocava sempre os interesses dos outros à frente dos meus e estava constantemente a anular-me, em prol dos outros. Ainda não tinha percebido como eu me amo de verdade! Com o programa Refina-te, aprendi que sou a pessoa mais importante da minha vida! Que me devo mimar, dedicar tempo, valorizar, amar! Tomei conhecimento de quem sou, dos meus valores, das minhas crenças, do meu propósito de vida, das minhas metas a atingir e como posso lá chegar. Aprendi a comunicar melhor e a focar-me positivamente para alcançar os meus objetivos. Melhorei imenso as relações profissionais com a minha equipa: tenho orgulho em trabalhar com uma equipa mais unida, coesa e mais produtiva. Estou mais tranquila, otimista, leve, motivada, em paz. Consigo gerir e evitar melhor os conflitos, tanto pessoais como profissionais. Aprendi a saber ouvir os outros e a aprender com eles. Acordo todos os dias entusiasmada com as oportunidades de mais um dia! Comecei a encarar os problemas como desafios e vejo oportunidades nas dificuldades com que me deparo. Arrisco mais, desafio-me mais. Sou mais feliz! O programa Refina-te mudou a minha vida!
Ana Sofia Joaquim
Antes do REFINA-TE tinha consciência daquilo que poderia ser tóxico para mim e afastava-me das pessoas ou situações que me incomodavam e que não me acrescentavam nada (nenhum conhecimento ou evolução) e não tinha bem a certeza se estava a fazer bem. Neste momento, sinto que isso é mesmo o melhor que tenho a fazer e que não há problema nenhum em fazer um percurso de vida diferente dos outros, desde que me sinta feliz e realizada. Afinal, cada um tem o seu caminho para percorrer, diferente da pessoa que temos ao nosso lado. Ccom o REFINA-TE alguns projetos e objetivos que até então pareciam uma miragem, sonhos escritos perdidos no fundo de uma gaveta, tornaram-se mais perto de serem alcançados. Cada dia estou mais perto de os realizar com mais eficácia, independentemente do caminho que tenha para percorrer, pois já tenho em meu poder mais ferramentas. E muitos mais se irão acrescentar à lista de metas check! O peer group e as sessões de mentoria semanais foram sem dúvida, os pontos chaves para o sucesso, para alavancar todo o crescimento que observei em mim durante estas semanas. Já tinha alguns grupos nos quais falamos, ouvimos e discutimos os diferentes pontos de vista, mas que influenciam muito pouco as minhas tomadas de decisão e pouco impulsionam para avançar e crescer. Embora tenha crescido e aprendido bastante com cada um deles e todos eles foram importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, com o REFINA-TE, foi diferente: foram muitos os conselhos e as ideias que foram partilhados e colocados em prática. Sim, porque o REFINA-TE é para ser colocado à prova, testado, uma e outra vez! Agora mais consciente daquilo que sou, do valor que tenho, posso desafiar-me cada vez mais. Quero muito melhorar os Relacionamentos, pois ao longo da vida, independente da sua vertente, não foi fácil lidar com quem me rodeava. Apesar de ter um caminho ainda a percorrer, sinto que agora possuo mais ferramentas para lidar com as pessoas em meu redor, inclusive com aquelas pessoas que quero manter afastada q.b., não é necessário cortar definitivamente as relações mas também não precisamos de ser os melhores amigos. Tenho observado melhorias significativas nesse âmbito e até com o meu irmão já fui experimentando uma outra técnica, e já falamos um pouco mais de uma forma mais harmoniosa. Nada será igual depois desta experiência!
Ana Pessoa