Antes do REFINA-TE tinha consciência daquilo que poderia ser tóxico para mim e afastava-me das pessoas ou situações que me incomodavam e que não me acrescentavam nada (nenhum conhecimento ou evolução) e não tinha bem a certeza se estava a fazer bem. Neste momento, sinto que isso é mesmo o melhor que tenho a fazer e que não há problema nenhum em fazer um percurso de vida diferente dos outros, desde que me sinta feliz e realizada. Afinal, cada um tem o seu caminho para percorrer, diferente da pessoa que temos ao nosso lado.
Ccom o REFINA-TE alguns projetos e objetivos que até então pareciam uma miragem, sonhos escritos perdidos no fundo de uma gaveta, tornaram-se mais perto de serem alcançados. Cada dia estou mais perto de os realizar com mais eficácia, independentemente do caminho que tenha para percorrer, pois já tenho em meu poder mais ferramentas. E muitos mais se irão acrescentar à lista de metas check!
O peer group e as sessões de mentoria semanais foram sem dúvida, os pontos chaves para o sucesso, para alavancar todo o crescimento que observei em mim durante estas semanas. Já tinha alguns grupos nos quais falamos, ouvimos e discutimos os diferentes pontos de vista, mas que influenciam muito pouco as minhas tomadas de decisão e pouco impulsionam para avançar e crescer. Embora tenha crescido e aprendido bastante com cada um deles e todos eles foram importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, com o REFINA-TE, foi diferente: foram muitos os conselhos e as ideias que foram partilhados e colocados em prática. Sim, porque o REFINA-TE é para ser colocado à prova, testado, uma e outra vez!
Agora mais consciente daquilo que sou, do valor que tenho, posso desafiar-me cada vez mais. Quero muito melhorar os Relacionamentos, pois ao longo da vida, independente da sua vertente, não foi fácil lidar com quem me rodeava. Apesar de ter um caminho ainda a percorrer, sinto que agora possuo mais ferramentas para lidar com as pessoas em meu redor, inclusive com aquelas pessoas que quero manter afastada q.b., não é necessário cortar definitivamente as relações mas também não precisamos de ser os melhores amigos. Tenho observado melhorias significativas nesse âmbito e até com o meu irmão já fui experimentando uma outra técnica, e já falamos um pouco mais de uma forma mais harmoniosa.
Nada será igual depois desta experiência!