Como estás desde a semana passada? E essas emoções? Estão leves ou aos trambolhões? Calma, relaxa! Hoje vou-te explicar os benefícios da PNL ao serviço das tuas emoções.
Paul Ekman, um psicólogo americano que vem sendo pioneiro no estudo de emoções e expressões faciais, provou que existem sete emoções universais (independentemente das crenças, fé ou cultura). São elas: alegria, tristeza, medo, surpresa, aversão, raiva e desprezo. Todos nós acabamos por expor essas emoções, através de “pensamentos, palavras, atos e omissões”, ou seja, através da linguagem verbal e não verbal.
Por mais que possas pensar que sabes disfarçar muito bem as tuas emoções, a verdade é que não consegues, de todo. E o problema não é esse. O problema é a forma como os outros codificam e descodificam, captam e armazenam aquilo que, consciente ou inconscientemente, lhes transmites.
A PNL brinda-te com a capacidade de interação necessária entre a tua mente e a tua linguagem. Esta fórmula da excelência humana refere que existem quatro sistemas de representação: visual, auditivo, cinestésico e auditivo digital. Cada um de nós tem o seu. Quando transmitimos uma informação estamos a usar os nossos sistemas de representação preferidos. Uma vez que os nossos interlocutores têm os seus preferidos, muitas vezes a informação que passas é captada de uma forma muito diferente daquela que pretendias dar.
Ter consciência destas diferenças é o ponto de partida para que todas as pessoas possam estar mais atentas à forma como comunicam e isso reflete-se na tolerância para com o outro, contribuindo, obviamente, para uma melhor gestão das emoções.
Esta aprendizagem ainda nos presenteia com outra ferramenta: a capacidade de identificar e destruir crenças limitadoras. As crenças limitadoras são os verdadeiros gremlins de natal para a boa gestão emocional de um vencedor.
E ainda há mais uma vantagem na PNL: ela substitui as crenças limitadoras por crenças potenciadoras. Crenças potenciadoras podem catapultar a performance de qualquer pessoa.
Obviamente que este é um processo longo e não consigo explicar tudo num pequeno texto, mas repara na tua postura corporal neste momento. Provavelmente estás com os ombros curvados e suspiras… Tenta manter uma postura ereta, olha para cima, respira profundamente e sorri! Não te sentes melhor? Sentes. Agora sabes o que vais fazer? Vais memorizar esta dica; usá-la como âncora para outras situações menos vantajosas emocionalmente.
Existem muitas outras âncoras. Experimenta saltar em cima do sofá e cantar a tua música preferida, quando estiveres deprimido e triste. Vá! Não te limites por crenças. Vai e faz! Depois conta-me!
Em suma:
A PNL oferece consciência de que a realidade de uns pode não ser a de outros e que cada um vê as coisas à sua maneira, muito pessoal e intransmissível. Esta consciência melhora a empatia entre todas as partes e oferece sensações e emoções mais amistosas;
A PNL substitui crenças limitadoras por crenças potenciadoras e isso aumenta o nosso desempenho;
A PNL ensina técnicas (verbais e não verbais) que podem ser usadas quando as nossas emoções nos tentam derrubar.
Atenção apenas a isto: tu não consegues mudar tudo na forma como o teu cérebro reage com dicas soltas. Não consegues mudar de um dia para o outro. Não consegues dominar o teu estado emocional com um estalar de dedos. É preciso abraçar um percurso estruturado e trabalhoso para que o consciente esteja educado e preparado para influenciar o subconsciente. Como sabes, o sucesso dá muito trabalho.
Vais arregaçar as mangas?