Sabias que, de acordo com uma pesquisa realizada em Inglaterra, em 2015, as pessoas têm mais medo de falar para uma plateia do que de morrer? É verdade!
Qualquer um de nós pode ter de falar em público num qualquer momento da sua vida: dando aulas, fazendo um discurso político, apresentando um projeto aos seus superiores, explicando um procedimento à sua equipa de trabalho, falando dos seus filhos numa festa da escola, ou até defendendo os seus direitos numa simples reunião de condomínio.
Os problemas que surgem quando falamos em público são muitos e constrangedores: o medo apodera-se de nós, as mãos começam a suar, ficamos com a boca seca, a ansiedade domina-nos por inteiro, as pupilas dilatam e a pressão arterial aumenta.
Há quem tenha crises de pânico em cima de um palanque e não são bonitos de se verem!…
Este medo de falar em público, a Glossofobia, prejudica em muito a vida social e profissional de qualquer pessoa e, em última instância, pode levar ao isolamento social e à depressão porque arruína a autoestima de quem experiencia esta sensação.
Então vamos ver as coisas de dentro para fora, como é o meu hábito.
Existem 4 possíveis razões para teres medo de falar em público:
Factores psicológicos – para algumas pessoas falar em público torna-se uma ameaça e ficam bloqueadas na hora de se exporem publicamente. Isto pode ser devido a alguma experiência traumatizante.
Pensamentos Negativos – Estes pensamentos são o resultado do medo. O corpo e a mente, ameaçados, tendem a defender-se. Assim, uma plateia é vista como um grupo de inimigos focados em nos derrubar.
Situações específicas – há pessoas que não gostam de se sentir observadas e há aquelas que se sentem desconfortáveis porque estão num nível académico, social ou económico, inferior ao nível da plateia, por exemplo.
Pouca habilidade para ser um orador – Às vezes a timidez castra-nos a habilidade da oratória. É muito mais fácil falar para uma plateia quando estamos habituados a fazê-lo.
És alguém que tem medo de falar em público? Focas-te só em ti? Na noite anterior já falas sozinho e dizes que vai dar tudo errado? Então precisas de ajuda. Admite!
Será que a minha função aqui é só tocar na ferida? Claro que não! De seguida vou-te mostrar cinco técnicas muito simples para começares a perder o medo de falar em público.
Aprende a controlar a respiração. Quando controlamos a respiração, os batimentos cardíacos diminuem e a tensão muscular desvanece-se!
Modifica a ideia que tens de ti mesmo. Não penses que as pessoas estão a reparar em ti. Elas estão interessadas nas informações que tens para oferecer. E se cometeres uma gafe,… está tudo bem! Errar é humano. Até podes criar aí alguma interação com as pessoas!
Prepara-te com antecedência. Tens de dominar o tema que vais apresentar. Se fores efusivo e enérgico nas tuas declarações, captas a atenção do público. Ninguém gosta de discursos monocórdicos… Usa a entoação e a cadência nos tempos certos. Treina ao espelho as vezes necessárias!
Usa o storytelling. Usa exemplos, histórias do quotidiano, para explicares uma ideia. As pessoas são curiosas e gostam de uma boa piada.
Questiona o teu público. Quando questionas os outros sobre alguma coisa estás-lhes a dar oportunidade de participar no teu trabalho. Todos gostamos de “brilhar” um bocadinho, não é verdade?
Obviamente que estas são técnicas básicas. Eu conheço muitas outras e quero partilhá-las contigo. Quando e como? Na semana da comunicação, aqui!
Encontramo-nos lá! Até já!