BLOG

Home Office – prós, contras e dicas

Olá! Como estás? Na luta? Trabalhas em casa,  se sim, este texto é para ti, desfruta!

Como sabes o trabalho remoto tornou-se num modo de vida que já ganhou contornos jurídicos e começou a ter impacto nos direitos dos trabalhadores. Alguma coisa de bom nos havia de trazer a pandemia, não é verdade?

Eu trabalho em casa desde esse período. Como trabalho com uma equipa pequena, para mim isto tem sido bastante benéfico. Trabalhar em casa pode ser bastante positivo e produtivo, nomeadamente na nossa área de negócio. No entanto, e por causa da logística de ter três filhos, por exemplo, já reparei que é muito importante que  sejam respeitados os limites da vida pessoal e profissional. Não sendo respeitados isto condiciona, e muito, a nossa qualidade de vida. Exatamente porque o meu trabalho é dar-te qualidade de vida, é que resolvi escrever este artigo.

Comecemos pelos aspetos negativos:

  1. Falta de disciplina

Muitas vezes, porque estamos em ambiente familiar, misturamos os papéis. Trabalhamos de pijama, levantamo-nos tarde ou vamos ali, a correr, apanhar a roupa estendida, durante o período de trabalho.

  1. O Abuso da entidade empregadora

Bem sei que as empresas agora têm regras, mas há sempre um “chefe amigalhaço” que, as onze da noite, nos pressiona pelo whatsapp: “Olha! Amanhã às oito é para apresentar os dados do ano passado. Inteiro!!! Não te esqueças!”. Isto desnorteia qualquer um. Ir dormir stressado, traduz-se numa noite de insónias.

  1. Falta de contacto com os colegas

É tudo muito bonito, mas não há nada como parar na padaria, dar duas de treta enquanto compramos pão para a merenda, ou, ainda, coscuvilhar sobre as séries da netflix, com a nossa colega de trabalho, enquanto almoçamos. De facto, isso perde-se… O contacto humano é importantíssimo para uma boa comunicação.

Depois vêm as coisas boas…

  1. Aumento de tempo livre

Conheces a IC 19? Tens saudades dela? Eu também não! O tempo que gastamos no trânsito, em viagens de ida e volta, diárias, é incomensurável. Este tempo pode muito bem ser aproveitado para uma ida ao ginásio, para olharmos um pouco mais por nós e pelos nossos.

  1. Aumento da possibilidade de nos alimentarmos melhor

Exato! Acabaram-se as diárias carregadas de óleo queimado, soda cáustica e mousses instantâneas! Trabalhar em casa permite-nos comer comida saudável. E isso é fundamental para mantermos a sanidade mental: “mente sã em corpo são!”

  1. Ganhamos alguns euros extra

Poupamos no gasóleo, nas diárias e nos cafés. Esse dinheiro é importantíssimo para fazermos algo pela nossa autoestima. Afinal de contas nós trabalhamos para viver e não o contrário.

Então… e quais as dicas para otimizar o home office?

  1. Bons equipamentos

 Se não trabalhares com um bom computador, uma boa internet, em vez de elimiares a ansiedade que ganhas no trânsito, acabas por duplicá-la.

O local onde trabalhas também deve ter boas condições ergonómicas: uma boa cadeira, um local arejado e iluminado. Trabalhar no sofá não é um bom procedimento. Aconselho-te a escolheres um espaço onde só vás para trabalhar. Se tiveres essa oportunidade de separar ambientes, será muito bom para ti.

  1. Rotina Organizada

Tens de cumprir horários. Protelar trabalho é meio caminho andado para a procrastinação, a melhor amiga da depressão. Para isso terás de cumprir horários de entrada e de saída. Também deves fazer pausas. Tomar um café, esticar as pernas, é muito importante para o teu bem estar físico e mental.

  1. Contacto com as equipas

Há que saber distinguir o chefe chato do líder baldas. Ser líder não é dar ordens e desaparecer. É preciso estar presente para prestar auxílio às nossas pessoas. O ideal é fazer reuniões semanais, pela manhã, de preferência à segunda-feira!

  1. Cuidar da saúde física e mental

Se trabalhas por conta própria, não assumas responsabilidades em excesso. Trabalhar é apreciar o tempo que passamos a desenvolver atividades remuneradas. Se viveres em constante pressão de timmings de entregas, ou fazendo tudo às “três pancadas” porque tens de terminar 30 projetos ao mesmo tempo, mais tarde ou mais cedo o Burnout (namorado da procrastinação) bate-te à porta!

  1. Evitar distrações

Não é porque trabalhamos em casa que nos podemos perder nas redes sociais ou a brincar com um filho no tapete, às 10h da manhã, ou levar o cão à rua. Temos de ter descernimento que estas distrações nos prejudicam e em muito.

Se cumprires todos estes passos, garanto-te que serás muito feliz! Tal como eu!

Bom trabalho, até para a semana!

Gostas deste conteúdo? Partilha com outras pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias:

Sê o primeiro a receber as dicas por e-mail e todas as informações que tenho para ti.