A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Aliás, o corpo é o primeiro a dar sinais do descontentamento da alma!
Olá, Como estás?
Mau tempo… excesso de trabalho… nem sempre estamos bem, não é verdade?
Bem sei que vos tenho dado muitas dicas para que saibam reagir positivamente aos outros, nos mais diversos contextos e utilizando as mais diversificadas ferramentas do Coaching, PNL e Comunicação, mas hoje quero que olhem para vocês próprios em primeiro lugar!
Caríssimos: a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Aliás, o corpo é o primeiro a dar sinais do descontentamento da alma!
Como vossa orientadora é importante falar-vos sobre este tema porque sei que muitos de nós sofremos, em algum momento da nossa vida, de stress, ansiedade, má gestão do tempo, desalento…
Hoje vou-vos deixar aqui algumas dicas para turbinar a vossa higiene mental!
- O momento é sempre o AGORA
Grande parte das crises de ansiedade surgem porque nos focamos em dois tempos que não existem: o passado e o futuro. Gastamos demasiado tempo a congeminar uma conversa que não tivemos mas deveríamos ter tido ou a inventar situações que poderão (ou não!) acontecer.
A verdade é que o passado já passou e o futuro não está, totalmente, nas nossas mãos. E nos entretantos, o “agora” passa-nos ao lado.
Se nos focarmos no “agora” evitaremos a ansiedade, perderemos muito menos tempo e desfrutaremos do momento presente com toda a nossa atenção e energia!
- Agradecer
Em vez de te focares naquilo que não tens, naquilo que poderias ter tido, foca-te em agradecer o que tens: saúde, um teto, filhos bonitos, … Ao agradecermos, invertemos a tendência para pensar em coisas tóxicas e negativas e tornamo-nos pessoas positivas, otimistas e felizes! Isso não invalida que tenhamos sonhos e objetivos, só não perdemos tempo a “chorar sobre o leite derramado”.
- Perdoar
O rancor é um dos sentimentos mais nefastos à saúde. Sabias que há cientistas que advertem que cancros no sistema digestivo advém de sentimentos como este?
Muitas vezes é difícil perdoar, bem sei. Mas o perdão serve para seguirmos em frente e voltarmos a confiar.
- Regar a inteligência emocional
O autoconhecimento, com a ajuda do coaching e PNL, oferece-nos uma maior inteligência emocional. Ser inteligente emocionalmente é saber compreender as situações e os outros e, acima de tudo, saber administrar as nossas emoções e desenvolver atitudes positivas.
- Saber gerir o nosso tempo
Escrevi sobre isso AQUI, a propósito do home office, vai ver!
- Criar relacionamentos saudáveis
Ninguém constrói nada sozinho. Todos precisamos uns dos outros, no entanto, pela viagem vamos encontrando pessoas boas e menos boas. É importante sabermos a quem nos juntamos. Existem pessoas tóxicas que em vez de nos fazer andar para a frente, nos prejudicam e fazem gastar a nossa energia, desnecessariamente. Também escrevi sobre isto, aqui há tempos.
- Sair, de uma vez por todas, da zona de conforto
Para definires, lutares e alcançares os teus objetivos tens de sair do sofá! Isto envolve muito trabalho e coragem. Nada se faz sem esforço que é o mesmo que dizer: Nada se faz sem estudos, trabalho, organização, coragem! Assusta? Assusta! Mas não há preço para a satisfação que é alcançar um sonho, um objetivo, uma meta!
Estás de acordo comigo? Que outras ideias poderia eu acrescentar a estas dicas?
Conto contigo para me ajudares! Deixa as tuas ideias nos comentários!