Alô! todos nós temos um momento em que achamos que não somos capazes, quejá estamos velhos para reeiniciar os estudos, para viver uma paixão, para mudar de profissão, bla… bla… bla! A isso chamam-se Crenças Limitadoras!
Crenças limitadoras são aquelas que limitam a forma como uma pessoa percebe a si mesma, ao mundo e às suas possibilidades. São crenças que restringem a maneira como alguém pensa, age e se comporta, muitas vezes impedindo a pessoa de alcançar todo o seu potencial.
Essas crenças podem ser adquiridas ao longo da vida através de experiências passadas, influências culturais, educação, mídia, entre outros fatores. Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que não é boa o suficiente para realizar uma determinada tarefa, ou que não merece sucesso, ou que nunca terá sorte na vida. Essas crenças limitantes podem se tornar um obstáculo para o crescimento pessoal e profissional.
É importante identificar e desafiar essas crenças limitadoras, substituindo-as por crenças mais positivas e fortalecedoras que permitam o desenvolvimento pessoal e a realização de metas e objetivos.
Que tipos de crenças limitadoras podem influenciar negativamente uma pessoa?
xistem vários tipos de crenças limitadoras que podem influenciar negativamente uma pessoa, tais como:
- Crenças de inadequação: São crenças que fazem a pessoa sentir-se inferior e incapaz, como “eu não sou bom o suficiente” ou “eu não tenho o que é preciso”.
- Crenças de autoimagem negativa: São crenças que afetam a forma como a pessoa se vê, como “eu sou feio” ou “eu sou gordo”.
- Crenças de medo e ansiedade: São crenças que levam a pessoa a evitar situações desafiadoras, como “eu não consigo lidar com isso” ou “eu não sou forte o suficiente”.
- Crenças de fracasso: São crenças que fazem a pessoa acreditar que nunca terá sucesso, como “eu falho sempre” ou “não sou capaz de ter sucesso“.
- Crenças de limitação de recursos: São crenças que levam a pessoa a acreditar que não tem os recursos necessários para alcançar seus objetivos, como “eu não tenho dinheiro suficiente” ou “eu não tenho as conexões certas”.
- Crenças de controle externo: São crenças que fazem a pessoa sentir que sua vida está fora de seu controle, como “eu sou uma vítima das circunstâncias” ou “eu não posso fazer nada para mudar a situação”.
- Crenças de conformidade social: São crenças que fazem a pessoa acreditar que deve seguir normas sociais restritivas e limitantes, como “eu não posso ser diferente” ou “eu não posso seguir meus próprios desejos e sonhos”.
Estas são apenas algumas das crenças limitadoras que te podem influenciar negativamente e é por isso que cá estou: para te ajudar! Participa Gratuitamente na Semana da Comunicação com PNL! Inscreve-te já!