Olá a tod@s!
Como está a correr Setembro? Muita malta das minhas mentorias, que trabalha com vendas, diz que este mês e Janeiro são meses miseráveis para um comercial. Eu, pessoalmente, não sinto isso. Se calhar porque a PNL me ajuda a contornar esses obstáculos…
Se és vendedor e estás com este problema (pessoal, uma vez que vai culminar em baixas comissões), segue estas dicas:
- Identifica o perfil do teu cliente
CLIENTE VISUAL
Prefere entender informações por meio de imagens, gráficos e outros recursos visuais.
CLIENTE SINESTÉSICO
Precisa sentir as coisas para compreendê-las. Tocam nos produtos antes de tomarem decisões.
CLIENTE AUDITIVO
É um consumidor mais analítico, que procura explicações claras para tomar decisões.
Usa recursos visuais ao visual, dá o produto a tocar ao teu cliente e fala com quem quer ouvir. Isto ajuda-te a falares a língua do cliente sem o entupir de argumentos que ele nem sequer quer ouvir.
- Reconhece as necessidades e possibilidades do teu cliente
Não queiras vender um porsche de dois lugares a um jovem de 35 anos, casado, com três filhos, uma sogra, dois cães, que vive num T2 alugado, nem queiras vender um opel corsa de 1992 a um empresário com 52 anos, divorciado, com filhos criados… Entendeste a lógica?
- Mantém o contacto visual
Aqui há tempos contei-vos que fui ao banco tratar de uma situação e a senhora do balcão nem sequer olhou para mim? Pois bem… erro crasso o dela. Olhar para as pessoas enquanto falamos, numa postura de igual para igual, trás conforto e confiança. Cria uma enorme conexão.
Obviamente que não vais ficar “colad@” a olhar para a pessoa sem desviar o olhar. Aí estarias e invadir o seu espaço pessoal e seria “pior a emenda que o soneto”.
- Avalia a linguagem corporal do teu cliente
O simples gesto do cliente cruzar os braços pode-te indicar que ele está a resistir aos teus argumentos. Em contrapartida, se ele precisar de ir fumar um cigarro, ele só precisa de ganhar coragem. Deixa-o ir!
- Sê um influenciador
Não sejas hipócrita nem manipulador. A curto prazo isto pode trazer uma venda, a longo prazo pode trazer uma legião de haters.
Interessa-te pelas necessidades do teu cliente, as suas possibilidades, a sua personalidade e vende-lhe apenas o corsa. Ele, provavelmente, tem um amigo rico, que precisa de um Porsche. Capice?
Lembra-te disto: o segredo não está em fechar negócios, está em abrir relações.
Compraste a ideia? Então, boas vendas e até para a semana!