BLOG

Como, quando e porque deves procurar um Coach?

Ultimamente temos visto muitas publicações nas redes sociais sobre coaching, liderança, PNL, entre outros assuntos voltados para a comunicação, a forma de estar e de estar com os outros, em diversos ambientes, etc. Por vezes até pensamos que poderia ser mais uma “banha da cobra”, certo?

Já sabemos que em todo o lado há bons e maus profissionais e pessoas interessadas ou pessoas interesseiras. Eu pertenço ao primeiro grupo e é por isso que hoje te vou explicar o que é, de facto, um coach e quando deves procurar um.

Coaching?!

Coaching é uma metodologia. Um método, um passo a passo que te orientam para que te possas desenvolver profissional e pessoalmente.Por isso tem tantos resultados!

Esta metodologia passa pela utilização de teorias de psicologia aplicadas, por exemplo, ao mundo dos negócios e mexem, positivamente, com a performance e satisfação. Obviamente que estes processos vão te trazer benefícios também a nível pessoal. Ninguém é feliz ao fim de semana se for um fracasso a semana inteira. Teoria da pirâmide de maslow em ação!

Este método de evolução não pode ser feito por qualquer pessoa. Terá de ser feito por alguém previamente preparado e certificado.

Como pode aprender esta metologia?

Podes fazê-lo de várias formas. Podes ter encontros com o coach que escolheste para te orientar ou poderás também integrar em programas de aprendizagem e formação. Estas orientações estruturadas estão cada vez mais acessíveis, uma vez que podes participar de workshops ou cursos online e entrar em videoconferências com bons profissionais, partilhando experiências com outros colegas que estão no “mesmo barco” que tu.  Há grupos muito interessantes nas redes sociais. Só tens de escolher o melhor.

O que vais aprender no coaching?

Os conteúdos são muito diversificados.

Passas por diferentes fases. É importante que o teu coach te conheça, numa primeira fase. Para ti vai ser uma fase muito importante porque vais te conhecer ou reconhecer também. Vais tomar consciência de ti, das tuas forças e das tuas fragilidades, entendes? Chama-se autoconhecimento.

A partir daqui elaboramos, em conjunto, um “modus operandis” para que possas evoluir alguns aspetos do teu comportamento e reprimir outros que só te prejudicam.

Atenção ao seguinte: quando entras num programa de coach vais aprender 24h/dia, 7 dias por semana.  Este é um compromisso contigo mesmo e terás de praticar todas as dicas e sugestões que te são dadas. Os resultados dependem de ti.

No final do processo  irás avaliar os resultados que obtiveste (no meu caso não há fim! Eu não encerro processos, abro relações para a vida). O resultado não deve ser nada menos que alcançares o teu potencial máximo!

Quando deves procurar o coaching, a PNL (Programação Neuro Linguística), e as técnicas de comunicação mais assertivas?

Quando em algum momento te sentes incapaz de reconhecer as tuas próprias emoções e também tens dificuldades em compreender as atitudes e sentimentos dos que te rodeiam;

Quando compreendes que, no teu universo pessoal, as tuas relações sociais podiam estar melhores e não estão. Lembra-te que tu tens vários papéis e relações na sociedade. Eu, por exemplo, sou filha, mãe, esposa, profissional, amiga, cliente,… o facto de viver numa rua com mais prédios e casas obriga-me a integrar uma comunidade, repara bem!;

Quando estás combaixa autoestima. A baixa autoestima prejudica-te no relacionamento com os outros só pelo semblante que carregas, inconscientemente. Este problema afeta a tua confiança e esse é o gatilho para lidares com os outros de forma menos positiva e proativa;

Quando não tens disciplina. Tens sonhos mas não tens energia para lutar por eles. Escondeste nas teias da procrastinação: “faço amanhã!, “faço para a semana”, “vou inventar uma desculpa e não faço!”;

Quando estás doente mas nas análises não acusa nada. Sabias que o facto de andares stressado pode mexer com o teu relógio biológico? Há quem nem consiga emagrecer e siga as dietas todas, na perfeição. O teu corpo reage sempre à tua alma e nunca o contrário.

Que tipo de coach deves escolher?

Depende do teu problema. Se for de cariz profissional terás de procurar um orientador de coaching profissional e assim poderás planear a tua carreira e posicionares-te.  Há o coaching financeiro, o coaching executivo, o coaching empresarial,  que te ajuda a gerir a tua vida financeira ou ganhares energia para empreender.

Enfim, haveria muito mais a dizer, mas eu sei que ninguém lê textos muito extensos na internet… De todas as maneiras se quiseres saber mais, inscreve-te aqui na Semana da Comunicação. O primeiro passo tem de ser teu!

Gostas deste conteúdo? Partilha com outras pessoas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias:

Sê o primeiro a receber as dicas por e-mail e todas as informações que tenho para ti.